domingo, 27 de dezembro de 2009

Títulos

Há títulos de jornal em linguagem codificada. Querem uma prova recente? Que vos parece "Caixa Geral de Depósitos justifica outlook negativo de agência de rating"?

Direitos

"A publicação de um direito de resposta não significa forçosamente que a respectiva notícia não tenha fundamento".
Uma ideia a reter, escrita no Público pelo seu Provedor. Pode ser que ajude a descomplexar quer quem escreve, quer quem reage.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Festas felizes

Amigas e amigos. Que estas festas vos façam felizes. Que o Natal vos desperte para o essencial. E que em cada prenda encontrem o melhor de quem partilha. Beijos e abraços

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Coisas de Insular

É nestas alturas que a insularidade se manifesta de forma absoluta.
O mau tempo deixou-nos sem ligações aéreas e marítimas. Qual povo superior qual quê. Passamos sem ter voz na matéria a uma multidão de tristes insulares. Valha-nos as ligações por cabo submarinho e satelites serem mais resistentes á intempérie e estariamos para aqui confinados compulsivamente, ou melhor; condenados à nossa condição.
Deu-me para esta reflexão porque os meus dois filhos têm andado estes dias a bordo de aeronaves a tentar aterrar em Santa Cruz...tarda em chegar essa alegria especial.
Até embirrei com a cimeira de copenhaga. Será que é do clima esta tempestade. Claro que não, mas até cheguei a pensar. ....

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

"As pessoas lá em casa"

"Até parece que nós aqui em casa somos atrasados mentais". A frase é de uma pessoa minha amiga que embirra solenemente com aquela bengalinha meia tonta, usada e abusada por políticos e até jornalistas quando pretendem esclarecer.
Estou a ver um debate na televisão onde já ouvi essa expressão várias vezes. É mesmo verdade. Soa muito mal. Expliquem-se e ponto. Nós por cá, em casa, entenderemos.
Vivendo e aprendendo.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Independência

"Sim" à independência da Catalunha conquista 94,71% dos votos. É um sinal dos tempos!!!

domingo, 13 de dezembro de 2009

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Copenhaga - unidos para baixar a temperatura

Mais de uma década depois de Quioto, o mundo volta a reunir especialistas e, desta vez, políticos para analisar e tomar medidas que salvem a Terra. É assustador mas a verdade parece ser isso mesmo, ou tomamos medidas ou morremos.
Perante esta evidência há coisas que deixam de ter impacto.
A cimeira vai registar a presença de mais de 100 chefes de Estado e de governo, 15 mil delegados e o secretário geral da ONU.
O texto que sair desta cimeira será concerteza muito referenciado, oxalá não seja letra morta.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Resposta ao Deputado Carlos

O senhor Deputado Carlos, ao mesmo tempo que me manda um mail, cordato e civilizado a esclarecer o que entendeu dever fazer, escreveu um post de sentido oposto onde me trata muito familiarmente por "Senhor Jornalista Roquelino".
Ora, como apenas me cruzei uma vez, profissionalmente, com o Senhor Deputado Carlos, e foi no tempo em que era um jovem turco na SDM, acho que é acintosa a aparente familiaridade.
Para além do mais não fiz qualquer declaração de principio no programa dossier de imprensa. Nada que me cole a qualquer força política. Disse, isso sim o que entra pelos olhos de qualquer cidadão mínimamente atento.
Não gosto de ver o parlamentar em causa ou outro qualquer ser maltratado só porque tem ideias contrárias. Isso acontece, tem acontecido demasiadas vezes. Vejo no entanto que afinal é capaz de não se sentir chocado já que usa o mesmo estilo de apoucar as pessoas pelo que vou deixar de me incomodar quando ouvir chamar-lhe nomes como pereirinha e outros mimos...) O estilo afinal é linguagem .... .
Quanto ao desafio para um debate sobre Lei de Finanças Regionais acho que já foi feito e num deles o Senhor Deputado Carlos, tomou assento. Agora, o assunto não está efectivamente arrumado e é obvio que vai fazer correr mais alguma tinta. Se vai ou não haver outros debates, não sei. Pessoalmente concordo que se façam todos os debates considerados necessários à opinião publica madeirense, não sei se a melhor forma de os promover é propô-los nesse tom que lhe assinala o estilo.

(ah! e para não haver confusões de nome o Deputado Carlos, é Carlos Pereira, eleito como independente na lista do PS Madeira em 2007, em eleições antecipadas, motivadas pela aprovação da lei de finanças regionais que alterou de repente e ao arrepio de tudo, a formula de atribuição de verbas do Estado à Região Autonoma da Madeia).

O poder da rede

Cada comentário sobre um produto nos sites do YouTube, Twitter e Facebook chega a uma média de 45 pessoas, dois terços das quais evitariam ou deixariam de fazer compras junto de uma empresa sobre a qual terão lido críticas negativas, revela uma pesquisa da Convergys Corp., citada pela Bloomberg.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Reclamações

As câmaras municipais dos Açores e da Madeira acusam o Governo da República de lhes dever 15 milhões de euros. E olhem que há muita gente à espera deste dinheiro.

O muro do PSD-M

O Conselho Regional reuniu, ouviu Jardim e pelos vistos não reflectiu sobre o futuro, sobre a tão falada reflexão em torno da sucessão do líder.
O Conselho regista o insólito provocatório do Programa do Governo socialista, abordou a lei das Finanças Regionais e solidarizou-se com a estratégia que levou à elaboração do Orçamento Regional para 2010, reafirmando o Princípio de que a Maioria na Assembleia Legislativa da Madeira não poderá consentir a sua subversão.
O PSD/Madeira exprimiu ainda a sua profunda preocupação com a situação do Partido Social-Democrata no Continente, "que paga assim o preço de, em devido tempo, não ter aceite a proposta de unidade apresentada a partir desta Região Autónoma".
O Conselho Regional da Madeira associou-se à celebração da queda do Muro de Berlim. Mas sobre o futuro do PSD-M, um muro do silêncio.

"cinco jornalistas cruzam opiniões"

Sinto necessidade de lembrar que o dossier de imprensa é por definição um produto televisivo onde se cruzam opiniões dos cinco intervenientes, incluindo o jornalista que faz a moderação...
basta atentar no spot de promoção do programa. Diz exactamente isso e é divulgado todas as semanas há mais de 3 anos.

"bicho de pêssego"

Ainda a propósito da lei de finanças regionais ( que foi remexida para prejudicar a Madeira) ando com curiosidade para ver como vai votar o deputado do ps madeira a resolução que visa repôr os critérios que foram mexidos. Tudo se esclarecerá na sexta-feira próxima dia 11.
De pouco serve a alguns sabichões andarem a insultar e mandar calar as pessoas....
Este post era dispensável se o blogue do sr. dr. Carlos Pereira, fosse como regra geral são um lugar aberto a comentários, digamos; a opiniões contrárias. Como não é, a contragosto, tive de reagir aqui.
É que ele foi grosseiro ao mandar calar-me por ter dito, en passant, no último dossier de imprensa que a dita lei prejudicou a Madeira.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Risos

A cacofonia à conta da gare no porto do Funchal deu para o riso. Para os que não toleram a boa disposição em assuntos sérios, as nossas desculpas.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Ladrões de notícias

Aconselho a leitura do artigo de Helena Garrido que revela que 75.195 sites usaram pelo menos um artigo de jornais norte-americanos sem autorização de 15 de Outubro a 15 de Novembro, realizando receitas com isso - e, obviamente, sem os respectivos custos. Consultem o http://vistodaeconomia.blogspot.com/2009/12/ladroes-de-noticias-ou-trabalho-dos.html

O cabo activo

Li hoje no JN que os canais de televisão por cabo roubam público aos generalistas. A notícia revela que os espectadores dos canais cabo crescem a bom ritmo este ano. Numa comparação com o primeiro mês do ano, só os temáticos registam uma folga positiva. Pelo contrário, a SIC é a que mais desce,mantendo o terceiro lugar.
Em Janeiro, a média de audiência da oferta cabo calculada pela Marktest situava-se nos 14.5%. Dez meses depois, em Novembro (dados fornecidos até dia 29), o valor aumentou para 19.2%. A média do ano está em 18.2%. Para tal, contribuiu certamente o facto de a empresa que mede as audiências ter alargado, a partir de Agosto, o amostra de lares com cabo considerado, embora esta tendência já venha de trás.
Mais curioso é verificar que nem o horário nobre resiste a esta preferência pelo cabo. Das 20 às 24 horas, a média do conjunto dos canais cabo está em 16% do visionamento televisivo. Quando em Janeiro de 2009, apenas 12.4% dos espectadores optavam pelas emissões temáticas.