sexta-feira, 25 de setembro de 2009

E agora: "bico eites"!

"Bico eites" era uma palavra muito usada antigamente no meu meio rural de origem.
Só muito tarde lhe atribui uma origem, o inglês be quite.... Será? Julgo que sim, apesar dele ser usado por gente sem qualquer acesso ao turismo de então e muito menos ainda a grandes ambientes de letrados.
O meu avô materno com quem cresci usava-a e era, como aliás em tudo o mais, uma ordem respeitadíssima. Ele deixava a criançada falar, pular, fazer "audiência", outro vocábulo do dialecto familiar. Quando dizia "agora bico eites" era para fazer silêncio. Ou porque lhe apetecia ficar a matutar com sossego na vida que era muito dura ou porque precisava de rezar. Todos os santos dias aquele homem tirava o chapéu às avé-marias e bichanava em verdadeira instrospecção as orações que a mãe lhe ensinara. Morreu feliz e realizado com o que Nosso Senhor lhe deparou.
Lembrei-me do "bico eites" dele porque vamos entrar em dia de reflexão. Acabou a campanha eleitoral uma das mais dinâmicas e profissionalizadas. Um verdadeiro case study ( este anglicismo era desconhecido do meu avô).
José Sócrates vai ganhar com o mérito que lhe hão-de incensar já na segunda feira. Não fez "bico eites" em nada e talvez devesse. Do outro lado do dueto vai ficar Manuela Ferreira Leite porque fez "bico eites" a umas coisas e não o fez noutras. Quem já perdeu também, parece-me, foi Cavaco Silva por causa do bico eites a mais.

1 comentário:

Donato Macedo disse...

Há nessa tua prosa final, uns quantos artistas velhos conhecidos, que já nada devem ao silêncio, e que cedo perderão o pio.