quinta-feira, 8 de outubro de 2009

DEBATES com todos ou " Da Democracia na Madeira"

Também é importante que se dê conta destes pontos de vista. Refiro-me ao facto "quase inédito" da realização de debates na RTP, com representantes de todos os partidos. É capaz, até, de ser uma nesga, mas é importante que se respire por aí. Mesmo que apite. Como acontece quando é através de uma frestazinha. A asfixia não é asma crónica. É só fazer força em sentido contr´´ario e já se consegue um pouquinho de ar.
Foi possível na campanha eleitoral para as europeias. Foi possível na campanha para as legislativas e agora, para as autarquicas, no Funchal. A RTP Madeira propôs e fez.
É verdade que teria feito mesmo sem a presença do partido maioritário, só que assim foi muito melhor e significou ultrapassar o estigma do bloqueio laranja a todo e qualquer debate. Afinal há por lá alguém a ver a dança do tempo... . Valeu a pena!
Acho ainda que neste debate com as 7 candidaturas à principal autarquia da Madeira, que acaba de ser gravado para emissão amanhã sexta-feira, dia 9, se conseguiu debater ideias e projectos. Como aliás acontece em qualquer parcela de um país democrático.
O resto, são pormaiores para analisar a seu tempo e no devido lugar, eventualmente noutros debates. Vejam amanhã depois do TJ da RTP ou na RDP, durante a manhã.... desta vez a primeira edição é na rádio, na minha velha rádio.

9 comentários:

Donato Macedo disse...

Esse "estigma do bloqueio laranja" soa a doença curada? Será?

Roquelino Ornelas disse...

Acho que sim.

Ricardo Miguel Oliveira disse...

Parabéns à RTP e à Antena 1 por terem realizado com sucesso os debates. Mas lamento que seja preciso negociar debates em democracia. Foi por isso que a TSF optou por uma outra formula. Informou os partidos que faria debates concelhios, cabendo-lhes a missão de fazer-se representar. Nalguns casos fiquei entusiasmado. Mais do que com a presença, com a qualidade dos políticos, sobretudo uma nova vaga criativa. Noutros, foi a desilusão. Pela balda e banalidade. Pela intolerância e boicote. Por isso é que a minha visão não é tão apaixonada. Assumidamente porque não negociei debates!

Ricardo Miguel Oliveira disse...

E ainda sobre os debates e outras abordagens mediáticas. Mais uma prova que os mal amados media regionais fazem mais pela política do que esta merece. Após percorrer os 11 concelhos e mais de 40 freguesias ao longo deste ano sinto que há muito povo por inaugurar!!!

Roquelino Ornelas disse...

Meu caro Ricardo, talvez a coisa tenha sido mal contado...mas devo dizer-te que a RTP NÃO NEGOCIOU DEBATE, ABSOLUTAMENTE NENHUM....isso de negociar cachas e exclusivos não é nada o estilo desta casa onde trabalho há algum tempo e conheço razoavelmente...

Donato Macedo disse...

Que assim seja. Apesar de saudar estes debates eleitorais, acho que os mesmos deviam ocorrer também noutros momentos para o povo aferir do andamento do mandato entre quem está em exercício e quem está mandatado para fazer a legítima oposição. Além do mais os debates com todos os intervenientes ao mesmo tempo, debilitam algumas especificidades das várias propostas apresentadas, sendo mesmo impossível atender à maior parte das mesmas.
No entanto receio que a pretensão de debates sectoriais a dois na RAM,(como ocorreu com os cabeças de lista nas recentes legislativas, articulados entre vários canais de tv nacionais), seja pedir demais.

Ricardo Miguel Oliveira disse...

Caro Donato. Não foi preciso chegar às eleições para debater com as forças vivas de cada FREGUESIA problemas e anseios das mesmas. NO DIÁRIO e na TSF andamos estes meses todos 'P'la Madeira dentro' não à procura de cachas, nem de manchetes, sem fazer sorteios, nem negociações. Ouvimos o povo ao qual muito jornalismo é alérgico. E o que sobra da odisseia? Vá ao nosso site www.dnoticias.pt, à área do dito programa. Está lá quase tudo o que é preciso para fazer um bom programa eleitoral.

Donato Macedo disse...

Sim, Ricardo. Eu acompanhei algumas dessas oportunas "investidas" da TSF-M/DN-M pelo rádio e pelo jornal, com excelentes apontamentos, desde essa "alergia" popular aos infatigáveis jornalistas, as ausências de convidados, alegados boicotes, testemunhos autênticos, etc. Considero essa vossa acção um trabalho exímio, de verdadeiro serviço público, pelo que o subscrevo na íntegra. O meu reparo/anseio é em relação ao único canal televisivo regional, que ainda por cima é público e que timidamente promove estes debates à moda de "sopa com todos" sendo por isso, muito limitado pela pulverização e dispersão das ideias por sete candidatos, como foi o último. Discordo absolutamente de negociações, pois os debates são oportunidades de esclarecimento para todos. Quem quer vai, e quem não quer, é que nada tem para dizer, fazendo apenas falta, quem está.

Anónimo disse...

Olhar demasiado para o umbigo... já se sabe!
Mérito a quem o tem e nada mais há a vangloriar, porque fazer jornalismo é exactamente isto, dar o corpo à missão e relatar os factos com precisão e verdade, dando voz a quem se manifesta e se preocupa com o bem comum.
Missão cumprida no sector público e por alguns privados... nos media regionais. Valeu a pena e os eleitores agradecem.
Poderia ter sido muito pior.