sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Tudo é relativo

Mais de mil mortos. Outros tantos desaparecidos debaixo de escombros. 20 mil prédios destruídos em 20 segundos, dois sismos um de 7.6 ontem e um de 6,8 hoje, na escala de Richter. Numeros de um drama que avassala a ilha indonésia de Somatra.
Isto sim, é uma ilha com graves problemas. O que é isto quando comparado com o folclore desta tarde no Funchal ?

6 comentários:

Ricardo Miguel Oliveira disse...

A nossa escala, infelizmente, é outra.

Donato Macedo disse...

Cada um com a sua cruz. Mas sem comparação possível, claro. Viva o folclore!

Anónimo disse...

Foi muito grave o que se passou hoje no Funchal. Não foi só palhaçada. A tragédia de Somatra não tem que fazer esquecer a nossa pequena tragédia de outra natureza.
Um partido político colocou na minha rua uma viatura com umas enormes colunas de som, daquelas que se usam nos concertos, a emitir um ruído tal que fazia vibrar a nossa casa. Parece que o objectivo era abafar a voz de um senhor que ali ao lado tentava falar através de um megafone para as pessoas que assistiam à inauguração do novo túnel. Enquanto que a presença dos membros do PND é legal, o ruído emitido pelas colunas de som (seriam mais de 4?) transgredia despudoradamente a lei e humilhava qualquer morador da nossa rua. Mas a surpresa do filme foi a cumplicidade dos polícias que durante meia hora não mexeram um dedo contra o condutor da viatura desse partido político. Estupidamente, decidi telefonar para a polícia que respondeu que já tinha lá agentes. E ponto final. Estupidamente decidi ir exigir ao condutor para baixar o volume. Estupidamente decidi exigir aos polícias que fizessem cumprir a lei. Durante meia hora o Estado ficou ausente e não me defendeu, nem a mim nem aos meus vizinhos. Dentro do túnel, vi no Canal 1, um homem de copo na mão, que tremia de irritação, mandava embora os polícias que lá estavam por não impedirem os membros do PND de exercerem o direito de presença que lhes assiste. Na minha rua, os polícias assistiram a uma transgressão inaceitável (meia hora!!!!) praticada pelo partido dele, e teve os polícias como cúmplices. Por ali andava também um homem gordo de barba grisalha, sempre ao telemóvel, como que a fazer a ponte entre o que ali se passava e um outro “ponto de coordenação”. Polícias também: telemóvel e mais telemóvel; chamadas recebidas e efectuadas; passos para a direita e para a esquerda como baratas a fingir-se de tontas ou como uma rede mafiosa que já tinha aquilo tudo combinado com alguém. Intacta, permanecia a viatura com aquelas colunas monumentais e que entre as músicas, transmitia a um volume de som infernal o “hino” do partido do senhor irritado e de copo na mão, tremendo de raiva, e que apareceu na televisão a acusar a Polícia de não estar do lado dele. A minha pequena tragédia, à escala da minha rua, é a seguinte. Se por acaso tivesse pedido o número dos agentes e me queixasse à IGAI sobre inacção dos dois polícias e toda aquela estranha cumplicidade entre entre eles o homem da viatura, ou se pedisse uma audiência com o responsável pelo comando regional, aconteceria alguma coisa? Alguém está a mais neste filme. Alguém tem de começar a fazer as malas...
rui ornelas

Anónimo disse...

Senhor Rui Ornelas, o sr tem muita razão numa parte do comentário, mas, já agora, pergunto-lhe, o Socrates faz diferente? Não inaugura em período de campanha eleitoral? não é mandão e arrogante?
Verdade que um bocadinho menos boçal, mas no fundo, no fundo é a mesma coisa, para não dizer trampa.
António Silverio

Anónimo disse...

Como podemos fazer para apresentar uma queixa-crime contra o PPD, por ter colocado uma carrinha com quatro enormes colunas na nossa rua, emitindo umas músicas (ruído) a um volume de som insuportavelmente acima dos limites permitidos pela lei? Os polícias que ali se encontravam foram previamente avisados por um indivíduo espadaúdo e barbudo. Depois da chegada da carrinha, dois outros fulanos vieram ordenar que aumentasse ainda mais o volume de som. Assim permaneceu desordeiramente esta gente responsável pela carrinha – que se pode ver na reportagem da SIC e nos vídeos disponíveis na internet. Mais grave: dois polícias assistiram passivamente a esta desordem e não responderam ao pedido de um morador, para que o som fosse reduzido para níveis suportáveis e legais. Recusaram restabelecer a ordem. Ou seja, protegeram a carrinha do PPD e os meliantes que, segundo me pareceu, trouxeram a aquele aparato para abafar o som do Senhor Candidato Coelho. Se dentro do túnel a PSP protegeu os “desordeiros” (cito o tribuno de copo na mão), no cimo do túnel, quem protegeu? A PSP tem partidos conforme a altitude?
rui ornelas

Anónimo disse...

Vejam esta linda noticia e comentário feito no do Diário de Noticias da Madeira, ou em:
http://www.dnoticias.pt/default.aspx?file_id=dn04011010041009


O Santana sozinho em casa
Mitchell aguardou a chegada da equipa em Lisboa e hoje vai estar no banco
Data: 04-10-2009 Comentários: 1

Das cinco equipas madeirenses inseridas no Campeonato Nacional da II Divisão, zona sul cabe ao Santana jogar na qualidade de anfitrião. O conjunto do Norte da Ilha, que vai utilizar o Cristiano Ronaldo Campus-Estádio, na Choupana vai receber a visita do Odivelas, numa partida, em que os pupilos de Paulo Abreu vão tentar alcançar a primeira vitória. O início do embate está marcado para as 16 horas.


Comentários
Anónimo : Actualizado: 05-10-2009 15:06:30
Onde anda o Santana do Candelária?: Este Santana anda pelas ruas da amargura, tanto esbanjaram (Candelária, Marcelino Andrade, Rogério Gouveia (que namora com a sobrinha do Miguel Mendonça por conveniência) e Miguel Freitas (2º candidato do PSD à assembleia municipal de Santana) que agora nem dinheiro têm para pagar os motoristas do clube! Vergonha! Há jogadores que ainda nem receberam os vencimentos da época passada mas o Dr. Marcelino Andrade e o Dr. Rogério (Veiga) fartaram-se de viajar o ano passado para o continente, ficando hospedados em hotéis de luxo e carros de aluguer tudo por conta do clube e agora saíram em grande como se nada se tivesse passado! O Coelho devia vir a Santana denunciar certas coisas e jogadas que esses senhores fizeram no clube e esta comissão administrativa sabe disso e também não diz nada, porque será? Não leva muito tempo e tudo virá ao de cima, até o DN não publica certas coisas não sei se o Candelária também já passou lá a prevenir algo ou então foi o Dr. Rogério Gouveia, porque sendo adjunto do Machado das Finanças (aquele que manda o motorista levar o filho à escola com o carro do Governo) julga-se que tem o poder e ate amigos levou à conta do clube a passear!