domingo, 30 de novembro de 2008

Os media e a Igreja

A Igreja não pode continuar a ter medo da comunicação social e tem de investir em porta vozes que possam responder aos desafios que a comunicação social lança. Esta posição foi assumida por Alexandre Manuel, jornalista, durante o 7º Congresso da Associação de Imprensa Cristã, orador que considerou que a Igreja “olha os meios de comunicação com estima para difundir, mas com receio porque já não os controla”.
O jornalista, que se encontra a concluir uma tese sobre a imprensa regional da Igreja, é de opinião que a Igreja não deverá investir num único órgão de comunicação, pois “mais importante do que dispor de uma semanário ou quinzenário, é o poder intervir num jornal profissional. A Igreja deveria investir na diminuição do número de jornais e apostar na profissionalização”.

sábado, 29 de novembro de 2008

CrISe! QUal cRiSE

" Não acredito que as coisas estejam tão más como como todos julgam. Além disso, penso que os meios de informação têm tido muito a ver com este exagero, porque as catástrofes são notícia. Quando tudo vai bem não há nenhuma notícia. "
Robert Aumann - Prémio Nobel da Economia em 2005
Excerto da entrevista publicada no Expresso de 29 Novembro de 2008

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Em flagrante

Se a moda pega por cá, os vendedores de promessas que se cuidem!

DOSSIER está on line

Já podem visionar o Programa. Bsta clicar neste link :

Veja Aqui



.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Uma história com João Borges

Recebi do chefe de redacção a incumbência de uma reportagem sobre um determinado assunto que implicava ouvir João Borges. Disseram-me que era um tipo bestial, o Mr Madeira, um relações públicas de primeira. Eu não conhecia Mr Borges. Dirigi-me à Avenida Arriaga, onde gravei meia hora de conversa em bobina (era assim que se fazia informação em rádio, há alguns anitos atrás). Regressei à base com o meu trabalho... um montão de ideias para resumir numa peça curta e clara. Era um jovem repórter em início de carreira e fiquei encantado com a simpatia de João Borges que me tratava carinhosamente por " o meu amigo". Estava quase a completar o trabalho quando recebi uma chamada do entrevistado a avançar dados mais precisos sobre a entrevista.... a história repetiu-se não sei quantas vezes, mas pelo menos mais duas e eu, que " sim senhor, sr. João Borges". Ele pedia desculpa mas a verdade é que após os telefonemas tinha de retocar o texto e julgo que alterar os registos magnéticos ( os sons) escolhidos para a referida reportagem.
Quando julgava que tinha tudo arrumado lá veio mais um telefonema da Direcção do Turismo coberta de mil desculpas. Outra rectificação para o trabalho que estava a fazer. Dito o que tinha a dizer, João Borges remata, quebrando alguma formalidade colocada até aí... " meu amigo! disse, eu dei-lhe os ossos agora você que monte o esqueleto.... Sabe, acrescentou naquele estilo muito próprio, eu considero os jornalistas como os arqueólogos que a partir de um monte de cacos recompõem um pote". E riu-se muito. Ainda o ouço rir. Goodbye Mr Borges!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Desespero

O Movimento Cívico Anti-Pirataria na Internet (MAPiNET), apresentado esta semana, entregou hoje ao primeiro-ministro, ao presidente da Assembleia da República e aos grupos parlamentares um manifesto exigindo ao Governo que tome uma posição no combate à pirataria digital.
Representantes de várias indústrias culturais mostram o seu descontentamento face ao problema das descargas ilegais na Internet, sem respeitar os direitos de autor, e reforçar a posição inscrita no manifesto entregue aos grupos parlamentares. Falam em 50 milhões de descargas ilegais por ano e prejuízos na casa dos seis milhões de euros para as indústrias culturais, só em Portugal.
Há soluções para este problema? A Internet deve co-existir com outras formas de distribuição?

A força da natureza

Sobe para 97 o número de mortos pelas chuvas que atingem o estado de Santa Catarina, no Brasil. Mais de 1,5 milhão de pessoas foram afectadas pelas chuvas que atingem uma região com traços do Portugal insular.
Passei por Florianópolis, a capital do estado, em trabalho, no XXX Congresso da APAVT. Faz quatro anos por esta altura. No rio onde fiz 'rafting' pela primeira vez haverá agora mais água e mágoa, sem timoneiros com tempo para a aventura. E no 'Costão do Santinho' haverá gente sem lágrimas? Que a dor nos cale.

O último perdão

A notícia corre mundo como se fosse... de outro mundo. George W. Bush concedeu, nesta quarta-feira, seu último perdão de presidente americano a dois sortudos perus, que poderiam acabar na mesa farta do Dia de Acção de Graças, mas que, em vez desse triste fim, viajarão de primeira classe para a Califórnia e a Disneylândia, para o grande desfile da data. As aves Pumpkin (abóbora) e Pecan (noz) foram "poupadas" por Bush do forno na tradicional ceia de Acção de Graças, que se realiza amanhã.

Coisas de Nobel

A ilha de Trinidad " é um lugar muito pequeno. Não se pode extrapolar para algo maior"...

" A América procura fazer demasiadas coisas no mundo. Não imagino, nem a gente de Roma, no auge do seu poder, a fazer todas estas coisas que a América tenta." ....

Obama " não carrega o navio dos negros americanos porque não é um negro americano... é um mulato sem a amargura americana da escravatura".

Afinal " um escritor não é os livros que escreveu mas o mito, e esse mito está à guarda dos outros."....

Excertos da entrevista de Sir Vidiadhar Surajprasad Naipaul - ( V.S. Naupaul ) - nobel da literatura e o maior escritor vivo de língua inglesa - in Publico de 26 Nov 2008

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Depravação

Esta notícia está a ser divulgada pelo semanário SOL



Incesto
Britânico condenado a 25 prisões perpétuas por engravidar as filhas
Um britânico de 56 anos foi condenado a 25 penas perpétuas por violar repetidamente duas filhas. As jovens, agora adultas, engravidaram 19 vezes, das quais nasceram nove crianças, mas apenas sete estão vivas.



Que tipo de comentário deve fazer-se a uma perversão deste jaez? Antes, num tempo ainda não muito recuado, havia a ideia de que isto só acontecia por estas bandas. Afinal...



António Jorge Pinto

Consumo ou poupança?

Estamos a um mês do Natal. Precisamente no dia em que o comércio esfrega as mãos, na expectativa de melhorar vendas e receitas. É que hoje chega às contas de muitos madeirenses, nomeadamente os que trabalham na função pública, o 13º mês. O que deverão fazer os estimados conterrâneos com o bónus anual?

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Be Brave...







Vale a pena ver este pequeno video no "Youtube"....








Novas sugestões

Na próxima quinta-feira voltamos ao debate. Até lá, nas calmas, vão enviando dicas, propostas de abordagem e sugestões. E para que conste, valorizamos quem não se esconde no anonimato.

domingo, 23 de novembro de 2008

BALANÇO positivo

Não tem duas semanas e aí está o nosso blogue com muita e boa visita. Claro que já sabíamos que isto costuma despertar impulsos. Uns bons, outros, nem por isso. É que há pessoas pouco habituadas ao debate e à crítica. Felizmente cada vez menos.
O desafio de fazer um blogue foi lançado pelo Ricardo Oliveira, depois de um daqueles programas que dá muito retorno (feedback). Aceitámos concordando com a frase de lançamento, também da autoria do Ric e que era: " O debate vai sair do ecrâ".
O Malandro, escolheu este slogan com segundas intenções, julgo eu. Resultou bem o teste. Foram mais que muitas as reacções de assíduos telespectadores que julgaram que o programa iria terminar.
Nada é eterno, é verdade, mas uma coisa é o programa, outra, completamente diversa, o facto dos cinco continuarem a fazer debate de ideias na blogosfera.
Neste momento há uma boa corrente entre os cinco e estamos para lavar e durar.... Ainda não chegamos à Ucrânia! ou à China ou à Coreia. Isto é:EUROPA!!! Boa semana a todos!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Os cinco estão completos

Se dúvidas houvesse, cá estou eu. No rebanho. Voamos como os gansos.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Lei da rádio vai à revisão

Sempre em mudança...
Augusto Santos Silva afirmou hoje que o Governo tenciona entregar na Assembleia da República uma proposta de revisão da Lei da Rádio, de 2001, até ao final do primeiro trimestre de 2009.
Os principais objectivos do Governo, de acordo com o ministro dos Assuntos Parlamentares, são aprovar a nova Lei da Rádio ainda na presente legislatura e completar a transposição da directiva comunitária sobre serviços de comunicação e audiovisual. Augusto Santos Silva afirmou que o objectivo do Governo com a lei da rádio "é aumentar as exigências do serviço público de rádio".
O ministro dos Assuntos Parlamentares aludiu ainda aos obstáculos actuais ao funcionamento em cadeia, 24 horas por dia, por rádios temáticas, em concelhos que não sejam contíguos.
No mesmo contexto, Santos Silva apontou situações de funcionamento de cadeia parcial entre rádios locais, e rádios locais, regionais ou nacionais.
"São exemplos de ganhos de escala que é possível fazer", apontou o ministro dos Assuntos Parlamentares, após ter falado numa actual "excessiva pulverização e de uma dimensão muito micro das rádios locais. Das 247 rádios que transmitem em frequência modelada só 23 pertencem a proprietários que detêm mais do que uma estação", disse.
Ainda em relação ao actual panorama das rádios, Santos Silva afirmou que "só cinco têm uma facturação superior a 500 mil euros anuais".
(Lusa)

A ficção

A nova novela do horário nobre da TVI, 'Flor do Mar', rodada parcialmente na Madeira, estreou na segunda-feira à noite a liderar, batendo todas as outras propostas televisivas. Ontem, a ficção com toque regional voltou a liderar as audiências da TV em Portugal.
O primeiro episódio teve uma audiência média de 1,7 milhões de indivíduos, mas registou 3,6 milhões de espectadores em termos de contacto total, o que correspondeu a uma arrasadora quota média de 50,9%.
Para lém do enredo, há imagens da Região a chegar a casa dos telespectadores do mercado nacional. Uma estratégia que custou meio milhão de euros ao erário.

A realidade

Nem tudo está perdido num ecrã nacional dominado pela ficção. É que dois programas de informação registaram máximos de audiência.
O programa 30 Minutos exibido na RTP1 no dia 11 de Novembro, terça-feira, registou o máximo do ano com 14.1% de audiência média e 32.7% de share. No domingo, 16 de Novembro, foi a vez do Repórter TVI com a reportagem Português Suave a alcançar o melhor resultado ano com 17.6% de audiência média e 41.6% de share.

Os suspeitos do costume


A lista é quase sempre igual nos últimos tempos.
Onde anda a dita sociedade civil nos telejornais das televisões nacionais? Quem arrisca alterar os alinhamentos dominados pela classe política? Para quando a vez e a voz aos novos protagonistas da vida pública portuguesa?

A força de uma expressão

A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, perguntou se «não é bom haver seis meses sem democracia» para «pôr tudo na ordem», a propósito da reforma do sistema de justiça.
Terá sido apenas uma "força de expressão"? Será a expressão da força ou a fraqueza de quem já foi forte?

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Que temas debater?

Os cinco voltam a mais uma emissão do 'Dossier de Imprensa' na próxima quinta-feira depois do Telejornal. Que temas sugere para mais um debate televisivo? Deixe as propostas

Queixas ou queixinhas?

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) recebeu cerca de oito mil queixas e solicitações em 2008, mais cinco mil do que em 2006, disse o jurista do organismo, Correia de Matos.
Se é verdade que por um lado nota-se que o "trabalho de fiscalização tem vindo a aumentar", importa perceber o conteúdo das queixas, nalguns casos ridículo. Isto para não falar da taxa de arquivamento.

Jardim ao ataque

Pode ler-se no artigo de opinião na edição de hoje do 'JM' mais uma ofensiva contra os media. A autoria é Alberto João Jardim!
Eis a prosa:
Como todos sabem, quer a RTP dita “Madeira”, quer a RDP também dita “Madeira”, estão sob tutela de Lisboa. Portanto, tutela socialista.Daí que a sua orientação editorial seja de hostilidade aos autonomistas sociais-democratas madeirenses, fingindo nada ver quem compete legalmente a regulação do sector.Têm a “força” que tal lhes permite, embora não o Direito. Pensam que o País será sempre assim e que, um dia, ninguém lhes pedirá responsabilidades profissionais, éticas e disciplinares nos termos da lei.Mas, para além desta iniquidade, o descaramento e a sem-vergonha são tais, que nem se dão conta do ridículo em que estão mergulhados, comparativamente às televisões e rádios públicas dos países democráticos civilizados.Os blocos “informativos”, onde não falta “la pasionaria”, e quem se lhe submete, são uma mera sequência de quase só “tempos de antena” partidários, repetitivos e sem nível, onde partidecos de um ou dois deputados, somados com o pequeno maior partido da Oposição, a cada um é dado o mesmo tempo do que o Partido que representa dois terços dos Madeirenses! E, às vezes, mais!…Não é assim em Lisboa e nos Açores porque, aí, os socialistas estão no poder!Não é como nos países democráticos, onde, na televisão e rádio oficiais, a Informação é rigorosamente repartida entre Poder e Oposição toda somada.Bem sei que, assim, dá menos trabalho. Vai-se, por uns minutos, atrás dos mesmos de há tantos anos, gravam-se as mesmas coisas de também há tantos anos, mete-se umas palhaçadas, e já está! Não é preciso trabalhar muito…Por exemplo, nos programas ditos de “informação”, vai-se ao ponto de enchê-los desproporcionadamente com gente hostil aos autonomistas sociais-democratas e, para disfarçar, às vezes arranjar alguém tido publicamente como “do PSD” — um só… — mas que se sabe não inteiramente conotado com a linha regional do Partido, portanto, de facto, este não representando.Há até programas, só com hostis ao PSD, com gente cuja notoriedade foi a própria comunicação “social” que a gerou, mas aos quais, objectivamente, não se reconhece qualquer qualidade comprovada… apesar de se atreverem a falar de tudo e mais alguma coisa!… Os exibicionistas tôlos ou os frustrados e ressabiados que temos na sociedade madeirense!…A falar de tudo e de todos… mas sem contraditório. Atacando pessoas — a mim, também — sem qualquer hipótese do Direito de defesa e de explicações!É a RTP e a RDP locais, que temos!Terão a dignidade de se emendar, ou prestam-se a ser instrumentos de “guerra” partidária contra os autonomistas sociais-democratas?!…E da República, sua proprietária, ninguém vê isto?…Percebem o objectivo totalitário de querer fechar o “Jornal da Madeira”?…

domingo, 16 de novembro de 2008

Mais uma ameaça

Para reflexão e, quem sabe, uma tomada de posição, após uma semana em que as queixinhas contra os jornalistas surgiram da boca de vários protagonistas da vida pública regional.
A última, de ontem à noite, teve a assinatura de Rui Alves, o presidente do Nacional. Fica apenas esta passagem: "Os nacionalistas têm que ser também mais guerreiros. Nós temos que nos mostrar hostis com a comunicação social. A comunicação social que vai ao estádio fazer a cobertura tem que saber que nós somos hostis a essa comunicação social que nos maltrata dia a dia de forma mentirosa, muitas vezes caluniosa. Eles têm que saber que se for preciso também somos guerreiros, também lhes damos duas bofetadas quando fazem essas atoardas em relação ao nosso clube. Nós temos que estar mobilizados. Não há que ter medo. Essa coisa do medo para mim não existe. Existe é orgulho de valores, de história, daquilo que somos enquanto instituição, daquilo que fazemos pelos nossos jovens."

sábado, 15 de novembro de 2008

Operação “Omo”...

Confesso que nunca vi nada assim. É óbvio que, em política, tal como no futebol, a passagem de “bestial a besta” pode ocorrer num ápice. Mas, independentemente da reacção dos deputados sociais-democratas na Assembleia Legislativa da Madeira, não podemos deixar passar em claro o acto condenável – e já condenado pela opinião pública – da exibição da bandeira nazi no Parlamento Regional. Porém, durante os últimos dias... quem não tivesse acompanhado esta sucessão de acontecimentos diria que, afinal, os culpados pelo comportamento do deputado do PND foram os deputados do PSD. É preciso seriedade. E não é com uma Operação “Omo” que se apaga a história, mesmo que a nossa vontade, como madeirenses, fosse a de passar uma “esponja” em mais esta “actuação de circo” daquele que ficou conhecido como o “homem relógio”. Tenham dó!!!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Agora que a equipa anda pela blogosfera um "olá" a todos.
Aos que gostam do programa da RTP Madeira com este mesmo nome e naquele formato e aos que o detestam com razões e sem razões.
Em pleno século XXI, integrados na Europa, numa Madeira Nova, queremos cumprir o nosso papel como cidadãos de corpo inteiro.
ABRAÇO e Bom fim de semana!

terça-feira, 11 de novembro de 2008


O debate vai sair do ecrã... brevemente