O problema que enfrenta o jornalismo norte-americano não é fundamentalmente um problema de audiências ou de credibilidade. É um problema de receita”. Esta é uma das conclusões do estudo The State of the News Media 2009, um trabalho do Project for Excellence in Journalism (PEJ), que faz um retrato da realidade do panorama dos media nos Estados Unidos, no ano passado, lançando pistas sobre a sua possível evolução este ano. A ler em
http://www.meiosepublicidade.pt/2009/03/27/reinventar-a-imprensa/
2 comentários:
penso que a salvação do jornalismo passa por jornalismo de rua, o jornalismo de investigação
o que se passa é que comunicação social está presa entre Internet (sujeito ao cometário online ou "jornalismo do cidadão" e que trás consigo muitos contractos de publicidade «faço aqui uma critica aos comentários nos jornais online madeirenses que deixam comentadores de noticias sujeitos a uma avaliação e a um registo!!! apesar do conteúdo se duvidoso muitas vezes»)
e o jornalismo de investigação, que deve ser deixado ao comentadores especializados e jornalistas especializados
a industria dos media, nomeadamente da imprensa, mudou muito nos ultimos 10 anos. A crescente aposta na internet e a velocidade que a informação circula tornou muitos jornais obsoletos e sem interesse. Aqueles que nao se prepararam para esta realidade estão a fechar as portas, pelo que concluo que o problema não é so de receita mas também de atitude e coragem por parte das administrações. Coragem porque assim exige o mercado, coragem porque em tempos de crise apostasse na inovação e no serviço. Durante anos as estruturas engordaram porque assim o mercado o exigia, neste momento sucede o contrario, mesmo sabendo que por vezes originasse injustiças. Nas alterações relevantes, em qualquer industria, levanta se sempre obstaculos, pelo que se pede coragem, nao so as administrações como também aos trabalhadores. O problema da receita é uma realidade e num micro mercado como o nosso, deverá imperar a parceria em detrimento da procura do lucro imediato. Ja estamos há muitos anos a falar da reinvenção da industria, agora esta na hora de começar a trabalhar e pensar no core business que é a informação. Sendo uma pessoa da parte comercial, estou a vontade para dizer que, sem a parte jornalistica nao temos produto, mas também sem a parte comercial nao ha sustentação. Conclui se que substancia sem sustentação é inviavel e vice versa, pelo que esta na hora de parte comercial e parte editorial darem maos e deixarem de "competir" na mesma empresa, ainda que assumo que nos ultimos anos, por todo o mundo, essa tendencia esteja a se inverter. Assim, apenas podemos depreender que sem trabalho, coragem, atitude e cooperação nao ha objectivos nem postos de trabalho que resistem
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