sábado, 28 de março de 2009

Sinais de esperança I

No último programa criámos um novo hábito: partilhar sinais de esperança no mundo das crises. è também nosso compromisso colocar neste blogue alguns dos momentos, frases e factos que alimentem o optimismo.
Por exemplo: Guilherme Costa, presidente do conselho de administração da RTP, disse que a televisão pública só vai despedir colaboradores se não houver mais nada a fazer. "Se a crise não for catastrófica, não haverá despedimentos na RTP", disse Guilherme Costa na apresentação de resultados da estação, onde se destacam os 47 milhões de euros de prejuízos.
O presidente do conselho de administração acrescentou que "a RTP só vai despedir se não houver mais nada a fazer e estou convencido que temos". Entre outras medidas, está a aposta na formação e reconversão de efectivos para novos projectos.

2 comentários:

amsf disse...

Este "sistema" só ainda não caiu de podre porque a "oposição" na estratégia e táctica do AJJ ocupa duas funções; por um lado funciona involuntariamente como inimiga do PSD/M e dos madeirenses e por outro lado acaba por fazer o papel de consciência crítica do PSD/M. O PSD/M de AJJ, pela sua natureza centralista e despótica, não tem nem pode ter consciência crítica. Essa insuficiência é superada pelo papel que a oposição ocupa no sistema político madeirense. A "oposição" serve os interesses de longo prazo do PSD/M quando crítica os poderosos, quando reinvindica soluções para acudir aos excluídos, quando apela à construção de pequenos acessos, quando exige aumentos salariais, etc, etc!
Por mais que custe a "oposição" deve adoptar um "low profile" nos meios de comunicação social e apostar mais nos blogs e grupos mais restritos que possam funcionar como fazedores de opinião.
A luta política na Madeira terá que ser feita como no Judo. Neste desporto o mais "agressivo" acaba por ser derrotado pelo menos agressivo pois este aproveita o balanço daquele para o projectar ao solo.
A afirmação, descoberta e formação dos líderes da "oposição" terá que ser feita no seio desses grupos de "opinion makers" para que aqueles não estejam sujeitos à desconsideração pública a que o AJJ nos tem habituado.
O PSD/M cairá de podre, só falta saber se "brevemente", dando assim a possibilidade a quem o suceder de recuperar a Madeira, ou se tardiamente impossibilitando uma recuperação económica e social saudável!

Gilberto Teles disse...

O meu sinal de esperança vai para: Hoje, dia 28 de Março de 2009, em que escrevo esta reflexão, promove-se em toda a parte uma hora de “apagão total” a fim de dar mais um balão de oxigénio ao planeta, visando ainda a sua salvação. É mais uma achega contributiva ao postulado pelos inúmeros conclaves ecológicos promovidos ao longo dos tempos em diversas capitais mundiais, com o crivo de induzir no homem a sua responsabilidade ecológica e social, não só relativamente ao uso regulado e equitativo da água, bem como na protecção do meio ambiente que é de todos e para todos. O pensamento ecológico, há muito que deixou de ser um dom para “iluminados” de elites e movimentos para a “paz verde”. Hoje somos todos responsavelmente convidados a fazer parte de um movimento de auto-salvação do planeta e dos recursos que produzem vida e nos oferecem vida, no intuito de se aplicar a máxima ecológica de que nada se perca, mas que tudo se transforme para o bem de tudo, para o bem de todos.