terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Salazar

Era uma bomba sexual e a Nação não sabia.
Cresci a ouvir dizer que era um homem casto, probo, casado com a Nação, avarento no " bom sentido". António de Oliveira Salazar afinal bem poderá ter sido, nesse campo, um sonso. Um grande sonso, segundo a série que a SIC fabricou. Claro que é ficção que aligeira a imagem.
Os da minha idade que cresceram com a imagem do Pai da Pátria nos livros de leitura obrigatória, em retrato de perfil por cima do quadro preto das contas, das reduções e das palavras difíceis, esses, sabem que só pode ser ficção aquele seriado. O homem só fornicava a cabeça de muita gente. Provavelmente para desespero e tristeza da Dona Maria, das donzelas do movimento nacional feminino, das marquesas e até da filha do proprietário das terras de Santa Comba, onde o pai do jovem António era feitor.
Talvez o País retrógrado que o marcou afectiva e efectivamente tivesse sido outro se o homem se tivesse derretido por aquelas damas todas. ....

1 comentário:

Anónimo disse...

na história recente tivemos um primeiro-ministro que qual cometa teve uma passagem rápida pela governação ao contrário de Oliveira Salazar que esteve 48 anos! Estou certo de que cerca de 40 anos após a morte daquele ninguém ousará fazer uma série sobre a sua pessoa, idêntica à que a SIC ora fabricou porque: 1º- o seu governo foi de meses; 2º.- porque tem a fama de se ter derretido já por algumas damas que já se atravessaram pelo caminho.