segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Eurekas

"Vista d´Olhos" pela imprensa:
Se José Sócrates fôr reeleito será aprovado um sistema fiscal mais progressivo que ajude a classe média (claro se ainda houver nessa altura ) e menos os ricos. Foi dito, ontem, no Porto, pelo próprio. Pelo candidato a 1º Ministro. Disse-o com ar feliz, eufórico mesmo. Ele acabara de descobrir a fórmula. EUREKA! Pergunto: Porquê só no próximo mandato?
Do Senhor Presidente da Republica ouvi defender a aposta nas exportações, como forma de nos safarmos em tempo de crise. Este mundo das teorias económicas é mais do Professor Cavaco Silva do que meu, mas vieram-me à cabeça, não sei porquê, estas perguntas: exportar mais? o quê ? e para onde?
Menos trabalhoso foi ouvir o Presidente Obama, com ar sério mas sem ser sisudo ou cínico defender que a monumental crise mundial se vence com acção, determinação e ESPERANÇA. Este político surpreende-me todos os dias. Ter carisma é aquilo.
Por cá, pela nossa terra, é mais do mesmo: revisão constitucional como solução final, insultos contra tudo e contra todos, moda que varre os dois quadrantes do centrão regional e, etc....etc...
Que Deus nos ajude! Boa semana!

3 comentários:

Anónimo disse...

exportamos:chicharros/sardinhas/...etc
importamos:TGV`s/submarinos/automóveis/aviões/tecnologias de informação e comunicação/...etc. Só quem acredita em milagres poderá pensar em equilibrar a balança de transações, à custa do aumento das exportações, com este desequilíbrio.

3RRR (Henrique Freitas) disse...

Acho que temos é de começar a produzir. O país necessita de indústria. Não podemos única e exclusivamente comprar o que os outros fazem.

videocookie disse...

exportamos pessimismo, saudade e fado hehe...

o que realmente podemos exportar é o nosso exemplo de economia amiga do ambiente... porque já temos algum avanço em relação ao Estados Unidos por exemplo